Um dia após o fim do Carnaval, o Projeto Fundo Limpo retira 915kg de lixo do fundo do mar da Barra

A segunda etapa da primeira atividade realizada pelo Projeto Fundo Limpo em 2013 aconteceu neste dia 14. Promovida pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento, a ação tinha, como meta, realizar uma coleta um dia antes e um dia depois das festividades do Carnaval. Seguindo a mesma metodologia realizada no dia 06 de fevereiro, a equipe de mergulhadores, desta vez composta por dezoito pessoas – incluindo dois voluntários da cidade de Santos-SP – foi dividida em quatro grupos, que fizeram a limpeza nas mediações do Cristo, em torno do Farol da Barra, em frente ao Hospital Espanhol e no Porto. 
A primeira fase da ação, ocorrida no dia 06, teve, como resultado da coleta que durou três horas e meia, 914 objetos totalizando 485 kg de resíduos sólidos. Nesta segunda etapa, com a mesma duração da atividade, o mutirão de mergulhadores retirou 1.284 objetos do fundo do mar, totalizando 915 kg, ou seja, mais do dobro da quantidade de resíduos. 
Na coleta deste dia 14, entre os objetos encontrados, estavam cabos de vassoura, pneus, caixa e bandeja de geladeira, grelha de fogão e uma enceradeira de ferro. Entre os mais numerosos, estavam as latas de cerveja e refrigerante (566), palitinhos de churrasco (237) e as garrafas plásticas (213). Chama a atenção, também, a quantidade de tecido encontrada: 74 unidades, entre peças de abadás e pedaços diversos. 

 A Escola Galeão Sacramento vem promovendo o Projeto Fundo Limpo desde 1994, a partir da observação da quantidade de lixo encontrado durante os mergulhos. “Fazia-se necessária alguma providência e a forma que encontramos, tanto para retribuir à natureza pelos recursos eu ela nos oferece, quanto para incentivar a mudança de comportamento dos banhistas, foi implantar essa iniciativa contra a degradação ambiental e poluição das águas. Queremos gerar conhecimento científico com os resultados obtidos e disponibilizar para a população e frequentadores das praias, a fim de alertá-los para o problema da poluição e, assim, criar mais consciência ecológica.” – diz Bruno Rocha, Diretor e Mergulhador Dive Master. 


Parceiros: A ação de Carnaval teve apoio da Cooperasol, do Instituto Embaixada Verde (CNPJ: 04160554/0001-07 Rua da Libéria, 23 Granjas Rurais Campinas de Pirajá, Tel.: 71 8688-2462 - Landerson) e da Secretaria Cidade Sustentável da Prefeitura Municipal de Salvador.

Materiais e métodos: Para a realização do Projeto Fundo Limpo, é utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que assegurem a integridade dos mergulhadores envolvidos na coleta. A operação também inclui equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens (embarcações de apoio, cabos, GPS, boias e sacos-rede) e registro de dados, informações e imagens (câmera para filmagem e fotografia).


Hi, We are templateify, we create best and free blogger templates for you all i hope you will like this blogify template we have put lot of effort on this template, Cheers, Follow us on: Facebook & Twitter

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!!!
    E vamos divulgar ao máximo para conscientizar a todos os foliões/cidadãos da necessidade de conservar o nosso mar!

    Augusto
    http://facebook.com/navegar.na.bahia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Augusto! Vamos unir forças, faremos outras atividades - uma em junho e outra em setembro - e precisaremos de mais voluntários. Abraços!

    ResponderExcluir