Mais de 400 kg de resíduos sólidos foram retirados do mar pelos mergulhadores do Projeto Fundo na véspera do Carnaval em Salvador

A atividade reuniu 31 mergulhadores voluntários além das equipes de segurança na água da GMar e Salvamar.


Na última quarta-feira, dia 26, os integrantes do Projeto Fundo Limpo se reuniram pela primeira vez no ano para realizar uma das tradicionais ações de limpeza no fundo do mar da Barra em Salvador. A atividade contou com 31 mergulhadores voluntários, além de cinco bombeiros especialistas da Gmar / 13º GBM (Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia) e três salva-vidas da Salvamar.
Os dois primeiros eventos do ano ocorrem um dia antes e um dia depois das comemorações do Carnaval. Nesta primeira etapa, foram removidos, da água, 1.319 objetos, totalizando 422,3 kg de resíduos sólidos. Em comparação à mesma etapa de 2013, foram 62,7 kg a menos, porém, 405 objetos a mais.

“Esse resultado nos preocupa porque a quantidade de resíduos advindos do consumo em areia aumentou; foram 217 palitos de churrasquinho e 224 latinhas. É muito para uma coleta de apenas um turno. Muitas pessoas têm bebido cerveja dentro da água e deixado as latas no mar. Por mais acesso a informação que se tenha, parece que alguns simplesmente resolvem ignorar os problemas que estes resíduos causam. Não custa, ao sair da praia, cada um recolher o lixo que produziu e levar para o cesto mais próximo.” – diz Lis Braga, Diretora de Comunicação do Projeto Fundo Limpo.    

A maior parte do material é composta por objetos e fragmentos plásticos diversos, seguida por latas de cerveja, espetinhos de madeira e peças de tecido. No montante recolhido, há desde estojo de maquiagem, fraldas descartáveis e fogão de duas bocas até pneu de caminhão.   

As coletas ocorrem quatro vezes por ano e a próxima acontecerá 06 de março, um dia após os festejos do Carnaval. O Projeto Fundo Limpo foi criado em 1994 pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento e seu objetivo é retirar a maior quantidade possível de resíduos sólidos do ambiente marinho, trabalhando pela sua preservação e sensibilização dos banhistas.

Bruno Rocha Souza, diretor fundador e responsável técnico pelo Projeto, alerta para os riscos provocados por materiais perfuro-cortantes encontrados na água: “As pessoas precisam perceber que o lixo que vai para o mar acaba prejudicando não somente os animais marinhos – que o confundem com alimento e acabam morrendo – como também elas mesmas, pois espetos de madeira são pontiagudos e muito perigosos; as latas, por sua vez, se rasgam e podem provocar acidentes graves. Não é só na água; o lixo que se joga à toa, em qualquer lugar da cidade, pode acabar indo parar no mar e prejudica do mesmo jeito. É necessário haver uma conscientização de fato”.

RESULTADO:
Ao longo do trecho de 2 Km, que contempla o Morro do Cristo até o ponto final do Porto da Barra, os mergulhadores foram divididos em quatro grupos em pontos distintos para facilitar a coleta e a catalogação dos objetos encontrados. Os pontos de mergulho são os seguintes: Mediações do Morro do Cristo, Farol da Barra, em frente ao Hospital Espanhol e no Porto da Barra. No total, 422,3 kg de resíduos sólidos foram retirados do mar em um período de quatro horas (Das 08 às 12h).

Foram recolhidos, ao todo, 1.319 objetos, especificados a seguir:
·      
  •          552 objetos plásticos diversos (incluindo 123 garrafas pet);
  •          259 objetos de madeira [incluindo 217 espetinhos e 31 palitos de picolé];
  •         224 latas de bebidas (213 de cerveja e 11 de refrigerante);
  •         161 peças ou retalhos de tecido;
  •          24 peças de borracha [incluindo 13 pneus (12 de automóveis e 01 de caminhão)];
  •          18 velas automotivas;
  •          18 peças em PVC;
  •          15 peças de vidro;
  •          12 objetos diversos de metal;
  •          09 pés de sapatos;
  •          06 pesos de chumbo;
  •          04 anzóis;
  •    17 objetos de composição mista [incluindo um fogão de duas bocas, estojo de maquiagem, bolsa feminina, brincos etc.].   


Para participar das atividades como voluntários, fazer sugestões, solicitar palestras ou apoiar financeiramente a iniciativa do Projeto Fundo Limpo, os interessados precisam entrar  em contato através do e-mail projetofundolimpo@gmail.com ou das redes sociais: www.facebook.com/projetofundolimpo e www.twitter.com/fundolimpo.

O evento teve o apoio institucional da Gmar / 13º GBM (Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia), Salvamar, Instituto RAM de Reeducação Ambiental, Conexão Ecológica e Revista Divemag.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Para a realização do Projeto Fundo Limpo, é utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que assegurem a integridade dos mergulhadores envolvidos na coleta. A operação também inclui equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens (embarcações de apoio, cabos, GPS, boias e sacos-rede) e registro de dados, informações e imagens (câmera para filmagem e fotografia).

SERVIÇO REALIZADO:
Projeto Fundo Limpo – 1ª fase 2014: Véspera do Carnaval
Quando: 26 de fevereiro de 2014, das 08h às 18h
Onde: Praia da Barra, trecho do Cristo ao Porto da Barra

CONTATOS:

Comunicação e Marketing: projetofundolimpo@gmail.com / [71] 9365-7227
Equipe Técnica: [71] 3264.2065 /9637.7171 / 8763.1172

Imprensa: [21] 98203.65447 / adriana@gemaconsultoria.com.br


Hi, We are templateify, we create best and free blogger templates for you all i hope you will like this blogify template we have put lot of effort on this template, Cheers, Follow us on: Facebook & Twitter

0 comentários:

Postar um comentário